11 junho 2014

Juca Kfouri no Roda Viva: "Copa só é boa para a Fifa e para as empreiteiras"

Deu no Portal Cmais
A três dias do início da Copa do Mundo no Brasil, o Roda Viva recebeu o jornalista esportivo Juca Kfouri. A sabatina abordou, entre os temas, os embates sociais e políticos referentes à fase que antecede o Mundial.
O jornalista criticou as gestões de Lula e Dilma. "O governo deveria ter feito um referendo". "Esses megaeventos só são bons para a Fifa, para as empreiteiras e à CBF", completou.
Durante o debate, Kfouri afirmou que há um "problema agudo no Brasil", que "confunde a visão crítica". Segundo ele, a "TV aberta, grande formadora de opinião, é, de certa forma, sócia da Fifa".
Sobre os legados que o Mundial pode deixar, declarou que "a Copa deve ser uma oportunidade magnífica para o país fazer um anúncio de si mesmo, mas nós estamos fazendo um mau anúncio".
O jornalista falou também da onda de protestos que toma as ruas das cidades-sede desde o mês de junho do ano passado: "Imagino que teremos duas Copas; haverá a bonita, da Fifa, nos estádios, e outra, tensa, nas ruas."
Uma das críticas lançadas por Juca Kfouri foi à imprensa internacional, que, segundo ele, agiu de forma "leviana" e "preconceituosa" em algumas publicações durante o período pré-Mundial.
Para Kfouri, o Brasil é "o maior favorito da Copa". "As ruas deram combustível para a torcida, que deu combustível para a Seleção", declarou o jornalista.
Participaram da bancada desta edição Alberto Dines, editor do site e do programa de TV Observatório da Imprensa; Bernardo Buarque de Hollanda, historiador, pesquisador do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), da Fundação Getúlio Vargas, e organizador do livro Hooliganismo e Copa de 2014; Mauro Cezar Pereira, comentarista e blogueiro da ESPN; Todd Benson, diretor de redação da Reuters no Brasil; e Vladir Lemos, apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde, da TV Cultura.

Juca Kfouri no Roda Viva / Parte 2 por f100001022407134

Juca Kfouri no Roda Viva / Parte 3 por f100001022407134

Juca Kfouri no Roda Viva / Parte 4 por f100001022407134

Nenhum comentário: