24 junho 2007

Entrevista com Luis Carlos Trindade

Dos 90 jogadores de Paysandu, Ananindeua e Tuna Luso que irão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, o meio-campista paraense Luis Carlos Trindade, da Tuna, é o mais velho. Apesar de caminhar para os 37 anos, que ele completa em agosto, o jogador tem mostrado fôlego de gato, participando dos 90 minutos dos jogos do time e deixando o campo inteiro. Trindade tem uma explicação para fato tão raro no futebol: 'Procuro me cuidar bem, me aplicando nos treinamentos e não tendo qualquer vício, como fumar e beber', afirma.

Nesta entrevista, o meio-campista diz que Deus vai decidir quando ele deve encerrar a carreira. Discurso de um autêntico 'Atleta de Cristo'. O jogador comenta, ainda, as dificuldades que a Lusa encontrará na Série C, que ele diz ser bem diferente das Séries A e B, que ele também já disputou.

O que você faz para ter tanta vitalidade e jogar futebol até essa idade? Sempre fui um atleta que procurou se cuidar dentro de fora de campo. Acho que essa é a melhor explicação. Durante os treinos, seja físico ou com bola, a minha dedicação é muito grande. A recompensa vem na boa preparação. Acho que o fato de me cuidar bem, sobretudo no aspecto físico, é fundamental. Em todos os clubes por onde passei sempre apresentei um futebol regular. Aqui na Tuna Luso espero seguir o mesmo ritmo, já que a minha dedicação aos treinamentos é a mesma do início da minha carreira.

Quando você pretende encerrar a carreira? (Sorrindo) Não sei. Deus é quem vai decidir isso. Entrego nas mãos dele. No momento não estou sentindo que esse seja o interesse dele. De minha parte pretendo continuar jogando até quando me sentir em condições de ajudar o clube que estiver defendendo.

Você já disputou as Séries A, B e C, qual delas é mais difícil? Não tenho dúvida de que a mais difícil de se jogar é a Série C. Existem vários fatores que têm de ser superado por quem quer ser campeão. Os campos, por exemplo, quase sempre não apresentam uma boa qualidade, prejudicando as equipes consideradas mais técnicas. Também tem a questão da arbitragem. Os melhores árbitros só são escalados para as fases finais do campeonato. Tem tudo isso e mais algumas outras dificuldades, como o fato da competição ser por fase. Quem não passa da primeira já fica no meio do caminho.

Qual o aspecto positivo da Série C? O bom é que não são mais apenas dois clubes que se classificam para a Série B. Desde o ano passado, me parece, são quatro equipes que garantem classificação. Isso é bom, sem dúvida. Estando entre os quatro primeiros, a Tuna Luso já estará automaticamente de volta à Segundona.

Com o elenco que tem hoje, a Lusa tem condições de ir mais além do que foi no ano passado (11ª colocada entre os 64 times participantes)? A Tuna tem feito boas campanhas na Série C. Vamos tentar, este ano, manter essa tradição, mas com um objetivo mais ambicioso, que é o de chegar entre os quatro finalistas para garantir uma vaga na Série B de 2008. Colada de O Liberal

Nenhum comentário: