02 outubro 2009

CBF divulga calendário de 2010 com pausa durante Copa

A CBF divulgou nesta quinta-feira o calendário do futebol brasileiro para 2010, ano em que a seleção brasileira buscará o hexacampeonato mundial na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho.

Das competições coordenadas pela entidade, a Copa do Brasil abre a temporada, com rodadas disputadas às quartas-feiras - a primeira, em 10 de fevereiro, com paralisação em 19 de maio, devido à Copa do Mundo. As finais serão realizadas nos dias 28 de julho e 4 de agosto.

Antes da Copa do Brasil, os campeonatos estaduais já estarão sendo disputados. Para eles, a CBF reserva o período de 17 de janeiro a 2 de maio.

Uma semana depois do término dos Estaduais começa o Campeonato Brasileiro. A Série A tem a rodada inaugural marcada para 9 de maio e será interrompida em 6 de junho para a disputa do Mundial. O Brasileirão volta apenas no dia 14 de julho e vai até 5 de dezembro.

A Série B começa um dia antes - 8 de maio - e será interrompida no dia 5 de junho para o Mundial. O reinício está marcado para 13 de julho e, a rodada final, em 28 de novembro.

A Série C, com 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das Séries A e B, terá sua primeira rodada em 18 de julho e a última em 21 de novembro.

A Série D, implantada este ano, com a participação de 40 clubes, terá a primeira rodada em 18 de julho e a última em 14 de novembro.

No primeiro semestre, a Copa Libertadores dividirá datas com os Estaduais e a Copa do Brasil. Será disputada de 27 de janeiro a 19 de maio, quando faz pausa para a Copa do Mundo, e terá as etapas finais disputadas de 28 de julho a 17 de agosto.

A Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol, será disputada depois da Copa da África do Sul, de 11 de agosto a 8 de dezembro.

O futebol feminino não foi esquecido. As meninas correrão atrás do título da Copa do Brasil de 1.º de setembro a 2 de dezembro.DoEspn.com

Nenhum comentário: