12 outubro 2009

Feliz Círio de Nazaré

Uma multidão acompanha a romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, capital do Pará. Segundo informações do governo do Estado, o evento começou às 5h com uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, no palco montado à frente da Catedral Metropolitana, na Praça Frei Caetano Brandão.

Às 6h40, os fiéis seguiram rumo à Basílica Santuário de Nazaré, que este ano completa 100 anos. Segundo estimativas da assessoria do Governo do Pará, 2 milhões de pessoas participam da procissão.

Lucivaldo Sena/Ag Pará
Fiéis acompanham o Círio de Nazaré em Belém

O governo de Estado preparou um esquema de segurança que conta com o apoio da Guarda Municipal e da Força Nacional, além do reforço dos 1.300 homens da Guarda de Nazaré e dos 40 Guardas de Nossa Senhora de Santa Maria de Belém, que ficam distribuídos em todo o percurso.

Claudio Santos/Ag Pará
Imagem da santa passa pelas ruas de Belém

História

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.

No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.

(Com informações da Agência Brasil)


Nenhum comentário: