04 janeiro 2010

O paraense Geraldo Souza Júnior arranca e vence a Copa América de Ciclismo 2010

Uma arrancada boa, para o novo ano que se inicia. ora VIVA!





O paraense Geraldo Souza Júnior, em 2h02min38s352, venceu neste domingo a 10ª edição da Copa América de ciclismo, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Foi o sétimo título brasileiro na competição, que abre o calendário do esporte olímpico nacional em 2010.

A vitória de Geraldo, quarto colocado no ranking brasileiro de estrada de 2009, foi uma surpresa pelo que aconteceu na prova. Na 12ª volta, três ciclistas escaparam do pelotão principal. O grupo tinha o argentino Francisco Chamorro, campeão da Copa América em 2009, e os brasileiros Roberto Pinheiro, vencedor da Copa da República em 2008, e Pedro Nicacio. A vantagem do trio para os demais ciclistas chegou a superar os 60 segundos na penúltima volta.

O esforço para abrir a vantagem, porém, custou caro. Após uma disputa entre os brasileiros para cansar o argentino, especialista no sprint, o trio cansou. O pelotão encostou na última volta e no, sprint final, valeu a iniciativa do Geraldo Souza, que passou os líderes pela zebra da entrada da reta dos boxes e cruzou a linha de chegada segundos à frente da concorrência.

"Para ser sincero, não esperava que conseguisse este resultado. Mas o pelotão conseguiu encostar nos três primeiros e fui para cima. Como as atenções estavam em cima do Chamorro e do Nilceu (Aparecido, tetracampeão do evento), acabei surpreendendo", explicou o campeão, de 27 anos, que defende a equipe São Lucas Saúde/UAC/Americana desde 2007.

A segunda colocação ficou com Edgardo Simon, com o tempo de 2h02min38s559, e o terceiro foi Raphael Mancini Serpa, com 2h02min38s621.do UOL.com

Nenhum comentário: