14 julho 2012

Um pouco da historia do Mangueirão

Em 1970 o Brasil tomava conhecimento do nascimento do Mangueirão. Em 71 foi iniciado e depois de algumas mini inaugura coes foi finalmente concluido em 1975.

O sonho era louco.  capacidade prometida era de 90 mil pessoas

Seu primeiro grande match foi em 1977 pelo Campeonato Brasileiro, eu estive la, foi uma bagunça, jogo de portões abertos em dia de muita chuva em Belém, para chegarmos as arquibancadas tivemos que transpor os lamaçais que circundavam o estadio.

Jogo entre Remo x Operário MS , O Remo tinha um time encardido Bira " burro" Os dois irmãos Anderson e Mego, Mesquita,   e na ponta esquerda o Júlio Cesar ( ex Flamengo) também conhecido por Uri Gueller..entortava todos seus adversários.

Luís Florêncio,. florêncio,Darinta, Marinho, Dutra.. um ferrolho.

 Meio time dos azulinos era  formado por gente que foi criado tomando agua nas torneiras do Souza.Nao recordo bem mas tenho a impressão que nesse jogo o goleiro era o Edson Cimento, mas tinha Mesquita, Darinta, Leônidas e o galo velho Marinho.

Ja naquela epoca a Tuna abstecia o Futebol local com seus crack

Nos visitantes somente me lembro do grande goleiro Manga e do Peri que era um ex jogador do Remo. Nessa época o Operário- MS tinha poder e grana.

No comando desses dois times havia Joubert Meira pelo Remo e Carlos Castillo pelo Operário.Dis cobras criadas.

A pequena tira abaixo saiu na revista Placar de 1970.

O correspondente na época da Placar em Belém, Cronista esportivo da época Moacir Calandrini foi o autor do apelido Mangueirão.

Alguem já disse que recordar faz bem..Então ai estão algumas coisas do futebol Paraense que povoam o meu HD.

O placar foi 2 x 0 . Quem fez o gol??? sei la! vai no google..heheh

Moacir Calandrini foi certeiro ao escolher  Mangueirão. Sou totalmente contra a escolha de certos nomes para o Mangueirão, que uma boa parte da midia local quer impor.

Mangueirão e pronto! Nao sei de nenhum adepto que sai de casa dizendo que vai para o fulano de tal...e sim,  - Vou pro Mangueirão-




Nenhum comentário: