21 dezembro 2009

BENFICA vs PORTO




Por João Bonzinho
do http://www.abola.pt/

Três vitórias do Benfica, quatro empates, e três vitórias do FC Porto, eis o saldo de dez clássicos entre as duas equipas jogados na Luz esta década. Logo à noite, o Benfica-FC Porto pode desempatar tudo ou deixar, por fim, tudo empatado no ciclo de confrontos esta década no campo benfiquista.

Este é o último Benfica-FC Porto dos primeiros dez anos do novo século. Não há mais. E mais, entre encarnados e dragões, só lá para Maio de 2010, na cidade Invicta.
Mas o Benfica-FC Porto de logo à noite não é apenas o último clássico da década. É também, e apenas, o quarto discutido entre treinadores portugueses nos últimos dez anos, como pode ver-se pelo quadro em anexo. Uma vitória para Toni e dois empates, com Fernando Santos a escrever a curiosidade de ter estado dos dois lados da barricada, sem, no entanto, obter qualquer vitória.

Apenas a segunda vez

É, por outro lado, apenas a segunda vez esta década que o Benfica parte para o clássico com vantagem pontual sobre o tetracampeão FC Porto. Antes, encarnados com mais pontos que os dragões só na época em que conquistaram o título (2004/05, com Giovanni Trapattoni), perdendo, no entanto, por 1-0, esse jogo com os dragões, na Luz, mercê do golo do sul-africano Benny McCarthy.

O último êxito encarnado

O Benfica não vence o FC Porto na Luz há quase quatro anos. Foi graças ao esquisito golo do francês Laurent Robert (e àquele deslize de Vítor Baia) que os encarnados conseguiram o último triunfo, em Fevereiro de 2006.
Postar um comentário