01 dezembro 2010

Castanhal X Tuna Luso- Japiim x Águia

O duelo de hoje, às 20 horas, no estádio Maximino Porpino Filho, em Castanhal, coloca frente a frente duas tradicionais equipes do futebol paraense, que tentam se reerguer no cenário local. Castanhal e Tuna Luso se enfrentam na estreia de ambas as equipes na primeira fase do Paraense. Longe da elite desde 2008, quando encerrou sua participação na vice-lanterna do campeonato, a Lusa montou um time caseiro para tentar levantar o título estadual, que há 22 anos está afastado da Vila Olímpica. O time da casa tenta reeditar a brilhante campanha feita em 2000, que garantiu ao time o inédito vice-campeonato.

Desde a conquista do Paraense de 1988, a Lusa esteve perto de levantar o título máximo por cinco vezes, ficando como vice-campeã nos anos de 1991/96/02/03/07. Sem recursos em caixa, a diretoria cruzmaltina partiu para a montagem de um elenco caseiro. O time é comandado pelo ex-jogador Zé Carlos, que tem à disposição alguns jogadores rodados no futebol, casos do zagueiro Charles, do lateral Hugo Deleon, do volante Analdo, do atacante Jaílson, entre outros. O treinador, porém, anunciu com antecedência que manterá a base do time que disputou os amistosos contra o Paysandu e o Time Negra, deixando os jogadores que chegaram depois das partidas como opção de banco de reserva.

"Vamos manter a formação que vem jogando por uma questão de justiça, já que o grupo foi bem nos dois jogos", justificou. A exceção é o meia Giovanni, que sofreu uma lesão na virilha e está em tratamento no DM. Japonês é o mais cotado para entrar na equipe. A definição só será anunciada hoje. Mesmo tratando-se de uma estreia fora de casa, Zé Carlos não esconde seu otimismo com relação a uma vitória.

O técnico Luis Carlos Apeú tem uma chance para se firmar na carreira. Em 2008 ele esteve à frente do time aurinegro, mas acabou deixando o cargo em função dos tropeços do time. Àquela altura, João Francisco, o Garotinho, assumiu a direção técnica da equipe, que encerrou sua participação no campeonato na 5ª colocação. Apeú tem história dentro do Castanhal, tendo feito parte do elenco que conquistou o vice-campeonato de 2000. Nascido na Cidade Modelo, o ex-ponta-direita passou, ainda, por Remo e Tuna Luso como jogador.

Apeú tinha apenas uma dúvida para anunciar a formação do time: Paulo de Tárcio ou Paulinho 47 na função de primeiro volante. A indecisão foi desfeita ontem, antes mesmo do recreativo feito pelo elenco no campo do União. Paulinho ganhou a preferência do treinador,.Portal ORM

Castanhal
Ângelo; Thiago Gaúcho, Neném, Preto Barcarena e Souza; Ricardo Capanema, Paulinho 47, Soares e Flamel; Helinho e Branco. Técnico: Luis Carlos Apeú
Tuna Luso
Cléber; Cristovão, David, Evair e Hugo Deleon; Fininho, Euller, Giovanni e Japonês; Júnior e Jaílson.Técnico: Zé Carlos.
Local: Maximino Porpino Filho (Castanhal)

Horário: 20 horas

Ingressos: R$ 10
Árbitro: Joquetan Moreira Guimarães.
Assistentes: Lúcio Ipojucan Pereira da Silva e Milton do Socorro Alves de Souza

Regra-três: Silvano Souza Santos

Nenhum comentário: