18 dezembro 2010

Os gols de Tuna 3x1 Parauapebas, no Souza

ÔÔ!!!! a Tuna Voltou!!!a Tuna Voltou!!! A Tuna Voltooou!!!



Por Marcos Moraes do Blog didascália 



A Tuna jogou ontem, perante a equipe do Parauapebas, sua melhor partida nesta Primeira fase do Campeonato.  Deixando para trás as três primeiras partidas em que a equipe Lusa ganhou uma, do Time Negra, e perdeu duas,  para o Castanhal e Sport Belém, a Tuna, sob o comando de Flávio Goiano, fez uma excelente partida frente o Ananindeua, que no momento liderava invicto esa primeira fase, e ontem, frente o Parauapebas, teve uma atuação simplesmente espetacular de toda a equipe.  O conjunto Tuna Luso Brasileira abusou de jogar bem e por sorte do Parauapebas o escore não saiu pelo menos 4 a 0.

Calado, com humildade, com livre trânsito perante os jogadores e torcida cruzmaltina, Flávio Goiano vai mostrando seu aprendizado nas quatro linhas. Na hora de substituir  goleiro Cléber, contundido, o "coach" não hesitou e chamou André Luis às responsabilidades e colocou o arqueiro no importante jogo de ontem. Também foi feliz o treinador luso quando preferiu colocar o jovem sub-20 Leo na ala esquerda em substituição a Japonez, também batido. Os dois - André Luis e Leo- deram conta do recado e a Tuna fez -repito- sua melhor exibição neste torneio. Definitivamente, com Flávio Goiano no comando, a Tuna evoluiu, venceu bem as duas principais equipes e hoje é uma equipe que faz jus à sua bonita e importante história no futebol do Pará.

É bom lembrar, que a Tuna ainda  não está classificada. Embora não entenda o que aconteceu em Abaetetuba (pois uma equipe que perde de goleada um dia e três dias depois aplica uma goleada ainda maior, é meio complicado de entender), saliento que as três equipes que  hoje ocupam segundo, terceiro e quarto lugar, estão igualadas com 9 pontos. Então o jogo de domingo entre Tuna e Abaetetuba é o jogo mais importante para as duas equipes, porque quem perder estará praticamente fora da Segunda fase da competição. Também o mesmo ponto de vista reservo para Ananindeua e Parauapebas, o primeiro com 9 pontos e a equipe do Sul do estado com 8.

Gosto sempre de lembrar o quanto é mal este torneio que chamamos de Primeira fase do Parazão. São oito equipes que passam quase o ano todo se preparando para disputar duas minguadas vagas. Quem ficar, tudo bem, quem perder vai passar o ano todo chupando dedo, sem apoio, sem equipe e sem dar alegria (ou tristeza) para seus torcedores. Uma verdadeira humilhação e desrespeito às equipes e aos que gostam de futebol. Mas enquanto essa oligarquia predominar na FPF, enquanto as cabeças não mudarem, vamos sofrer com esse tipo de sistema conservador e desrespeitoso.

Voltando à realidade dessa Primeira fase, concluo que a essa altura do campeonato,  é  pensar no próximo embate e lutar e lutar. A Tuna tem que trabalhar com intensidade para vencer talvez a batalha mais importante que é a de domingo contra o Abaeté. Flávio Goiano e seus comandados  não terão descanso até a hora da partida.  E a torcida cruzmaltina, que está empolgada, está convocada para domingo, 9,30 da manhã  encher o Estádio do Sousa. E depois da partida sair para comemorar a vitória e talvez até a  classificação antecipada.

Nenhum comentário: