28 abril 2011

Leônidas Castro, O artilheiro de 70

Leônidas entre o Goleiro Reginaldo e o Lateral Marinho. No time Campeao Paraense de 1970

Leônidas o ídolo artilheiro do escrequete cabano de 70 da Tuna, foi fazer suas resenhas em outros campos, um atacante velocista e que dava uma canseira em seus marcadores.

Ao ganhar o Campeonato de 70 Leônidas entrou para a historia da Tuna Luso. Fefeu, Mesquita,Leonidas e Gonzaga formavam o ataque de meus sonhos naqueles distantes anos dourados, neste cameponato Leónidas foi o artilheiro do Souza e do campeonato Paraense.

Leônidas era do tipo que perdia o amigo mas nao perdia a piada, defendia os parceiros nas renovacoes de contrato e quando se tratava de seus direitos ia pro pau..

Leônidas e muitos outros caboclos nativos do futebol Papa Xibé  nao teve em vida nenhum reconhecimento por sua contribuição ao futebol local, um ídolo que se foi e que pouco ou nada se encontra de sua historia .

O futebol Paraense tem memoria curta, o melhor de Leônidas se encontra guardado com os muitos amigos que deixou. Nem mesmo o site oficial da Tuna e nem o blog tem algo sobre Leônidas .

Nao tenho bem certeza mas o ano era o de 75 e foi o primeiro campeonato brasileiro do Paysandu, Leônidas fora emprestado para o time da Curuzu e na sua estreia no Antonio Baena, la estava eu para assistir o grande Leônidas.

Assisti o jogo no Tobogã da Almirante Barroso e nao perdi a viajem, Leônidas fez um dos gols na vitoria dos Bicolores de 2 a 1 em cima do Internacional(RS)  formava dupla com o Gonzaga e também lembro do zagueiro China, do Roberto Bacuri..

No time do Internacional havia o goleiro Scheider, Figueroa, Claudiomiro ,Valdomiro e Escurinho ,salvo engano o técnico do Inter era Dino Sani. Tem coisas que sao bem melhor vc lembrar em vez de fazer as malditas buscas no tal do google.

Mas esta ai uma coisa que eu gostaria muito de achar nestes buscadores, escrever Leônidas da Tuna e la achar os melhores momentos do atacante cruzmaltino.

Na segunda feira 25/4/2011 um ataque cardíaco parou para sempre um dos maiores jogadores  da Tuna . Leônidas tinha 60 anos.

Fica em minha memoria e na de muitos tunantes os grandes momentos de Leônidas  no Souza sob a batuta do professor Aloizio Brasil.


Nenhum comentário: