03 janeiro 2013

Tuna Luso, 110 anos

Algumas coisas sao simplesmente fácil de explicar.

Torcer para a Tuna entao.

Foi uma paixão de minha infância e que me seguiu por todas as fases de minha vida.

As minhas idas ao estadinho do Souza faziam parte de minha vida. As idas sempre eram feitas a pé , sempre religiosamente planejadas.

A Tuna completa 110 anos e evidente que como todo adepto,eu também sou movido pela paixão e nela estão inclusos os melhores momentos e também os piores.

Tive o momento mais prazeroso como tunante nas décadas de 70..80 e um pedacinho de 90.

O estadual de 70 tem um espaço exclusivo em meu HD . Uma epoca em que ganhar o estadual te levava ao céu
Os campeonatos brasileiros de 85 e 92 sao marcantes e as imagens seguem vivas para mim e para muitos.

Quando partir desta para uma pior, a Tuna vai seguir na veia.Deixo alguém para empunhar a bandeira.

110 anos de muita história. Viva a águia guerreira ,do Souza!

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações tunantes. Digo tunantes porque já há outros clubes paraenses que estão usando a cruz. Há até uma controvérsia se o nome da cruz que a Tuna usa seria mesmo a cruz de malta ou um outro tipo.
Ser tunante tem mesmo esta mistura de alegria e dor. Meu pai, minha mãe, irmão são também tunantes e também o era um tio. Outros parentes são todos bicolores ou remistas.
Quando pequeno uma tia minha até tentava me convencer a ser torcedor do Paysandu. Mas sempre fui, sou e serei tunante. O tunante verdaeiro tem esta marca dentro de si. Gostaria que a Tuna pudesse ter mais títulos, ser mais valorizada pela imprensa e mais respeitada. Noto às vezes por parte de não tunantes (não todos) um desdém pela Tuna, como se falassem de um timizinho qualquer, negligenciando toda a importância que a Tuna tem, embora já há vários anos não tenha conseguido ser campeã de futebol prfissional, nem nacional e nem paraense. Ela ainda revela atletas e se destaca em alguns esportes. Mas infelizmente não tem conseguido ser campeã no futebol profissional. Ela não possui muito apoio financeiro, bem menos que Remo e Paysandu (em termos de patrocinios de empresas e do governo estadual) e sem o apoio de empresários locais e lideranças politicas que tem clubes do interior de menos tradição que ela. A sua torcida é menor e portanto as rendas de jogos geralmente são pequenas.
Mas ela continua na luta. E seus fiéis torcedores junto com ela!
Parabéns Tuna pelo aniversário de 110 anos!
Márcio